sábado, 1 de agosto de 2009

Uma Rua Chamada Pecado


No embalo e no pique de Tennesse Willians, resolvi assistir Uma Rua Chamada Pecado (pois é, em terras tupiniquins essa foi a tradução de "Um Bonde Chamado Desejo"). Li o livro recentemente e ainda não tinha visto o filme depois da leitura.
Uma mulher neurótica vai visitar a irmã que vive com o marido em New orleans. Ela logo entra em conflitos com o cunhado Stanley, um polonês machista e grosseiro. A visita acaba se estendendo por meses, tumultuando a vida de todos e trazendo verdades a tona. O filme é super teatral, e as interpretações primorosas.
O que torna o filme uma obra-prima:


Elenco: Um dos pontos fortes do filme. Memóravel interpretação de Marlon Brando, no auge da carreira. Seu Stanley é belo, sensual, grosseiro e carismático. A Blanche de Vivian Leigh é o oposto de Scralet de "E o Vento Levou...": intensa e desiquilibrada, imagino que deve ter chocado as platéias da época.

Elia Kazan: Direção maravilhosa. A adaptação é extremamente fiel, mantendo a força da trama e dos personagens psicolicamente muito intensos.



Curiosidades: Todos os atores de Uma Rua Chamada Pecado já haviam interpretado os mesmos papéis na Broadway, exceto Vivien Leigh, que havia interpretado Blanche DuBois em Londres.
Elia Kazan já havia dirigido a peça no teatro, revelando Marlon Brandon. Tennessee Williams
Ganhou Oscars de melhor atriz (o segundo para Vivien Leigh) e atores coadjuvantes (Karl Malden e Kim Hunter). Marlon Brandon levou a estatueta no ano seguinte, por sua atuação em "Sindicato dos Ladrões", também dirigido por Kazan.
Quando o filme foi lançado, 3 minutos foram cortados pela censura, devido ao seu teor "sexual"

Parece estranho um filme tão bom ter tão pouco a ser falado. Mas é isso, o filme é ótimo e qualquer coisa mais a ser dita estraga o encanto do mesmo. Tem que assistir e admirar, ponto. Você termina de ver o filme extasiado, feliz por saber que existiu uma época com filmes de qualidade (nada contra filmes "modernos", mas tá dificil achar um novo Kazan, um novo Brandon...). Certamente, ta nos meus Top Dramas. To pensando em fazer um Top adaptações de teatro.......

P/ encerrar, a frase mais forte do filme: "Eu sempre dependi da bondade de estranhos".

Um comentário:

  1. Oi Carol,
    Vi que você está seguindo meu blog “Aconteceu Naquela Noite” e fico muito feliz, mas queria dizer que minha senha foi hakeada então tive que fazer o Aconteceu Naquela noite II (rs), lá você terá postagens recentes de mais filmes clássicos alem dos outros que você já leu.
    Espero que você me acompanhe no Aconteceu II
    Beijão
    Junia
    Obs: adorei seus comentários e já estou te seguindo!!!
    =)

    ResponderExcluir

Concorda?