sexta-feira, 20 de março de 2009

Milk - A voz da igualdade

O post está bastante atrasado: assisti ao filme no carnaval. Mas por motivos de força maior (principalmente preguiça) só estou postando agora. Mas isso não significa que não gostei do filme, muito pelo contrário: o filme é sensacional. Antes, um overview do mesmo.
O filme conta a história real de Harvey Milk, primeiro gay assumido eleito para um cargo público (a grosso modo, meio que um vereador) nos EUA e assassinado em 1978.  Ficou conhecido como “prefeito da Rua Castro” em São Francisco e entrou na política para impedir que a polícia caçasse e matasse homossexuais impunemente. Hoje, São Francisco é a meca dos gays nos EUA, muito devido a Milk. Bom, bora falar porque eu amei o filme:

  • Sean Penn é demais. Durante o filme, é incrível como Sean “desaparece” sob Harvey. Oscar mais do que merecido.
  • Roteiro que está muito bom. Sim, a história de Harvey é boa, mas a maneira como ela é contada é que torna o filme muito bom. Não tem essa de “gay enrustido”: é beijo na boca de verdade..... como é a vida real. É envolvente: em cenas de discurso, me controlei para não pagar o mico de levantar e começar a aplaudir.

Nossa, apenas dois tópicos para um filme que amei. E isso é realmente MUITO bom. Acredito que um bom filme nada mais é do que uma boa história, bem contada, bem dirigida, bem interpretada. Um bom filme não precisa de nada além disso: efeitos visuais devem ser complementos de um filme e não a sua essência. 
Ao assistir, cuidado: não se trata simplesmente de um filme panfletário, mais do que isso, trata-se de um filme de luto, uma homenagem. Atenção a cena final: há tempos eu não via uma cena tão bonita, marcante e emocionante. Com certeza, está nos meus top 10: drama ou biográfico?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda?