Mudando de Tennesse Willians para os musicais..... Esse, um marco nos musicais, com Gene Kelly, Leslie Carron e direção do Minnelli. Não tem como não ser um bom filme....
Como em todos os musicais da Metro, esse também tem uma história açucarada e um tema ingenuo. Não é superficial, é poético. A história é apenas um gancho para as belissimas cenas de dança. Esse filme lançou Leslie Carron no cinema. A bailarina foi descoberta por Gene Kelly. O filme é baseado na música "An American in Paris", de Gershwin.
O filme conta a história de um pitor americano (Mulligan) que vive em Paris com uma bolsa do governo (assim como aconteceu com Gershwin), um amigo pianista (Adam Cook) que vive no mesmo prédio e um cantor já consagrado (Henri Baurel). Um belo dia, uma americana pelos quadros de Mulligan e resolve patrocina-lo. Na primeira vez em saem, Mulligan se apaixona pela bela Lise (namorada de Henri). O que vale é a música, as coreografias e, no caso de Minnelli como diretor, a fotografia multicolorida. O filme se encerra com um balé de 18 minutos, duração inédita para os padrões hollywoodianos, e é um resumo da relação de Mulligan e Lise. Momentos inesqueciveis do cinema:
- Gene Kelly: Bailarino e coreógrafo fenomenal, todas suas cenas são imperdiveis. Na minha opinião, uma das mais belas é logo no comecinho, quando com uma coreografia muito sutil, ele nos apresenta seu apartamento.
I Got Rhythm: A cena em que Gene Kelly dá uma "aula" de inglês para as crianças da rua e canta com elas I Got Rhythm é simplesmente maravilhosa. É impressão minha ou as crianças dos filmes antigos eram normais e as de hoje são extremamente chatas?
- Show de Henri Baurel: A cena de seu show foi um dos grandes problemas de filmagem. O desafio era fazer com que os degraus acendessem e apagassem enquanto ele os subia e descia. O resultado é bem bacana.
- Baile dos artistas: Essa é a cena de ligação para o balé final. A idéia era que fosse um tumultuado e barulhento baile de máscaras, mas Minnelli não gostava muito da idéia. Resolveu então fazer o baile em branco-e-preto, igualmente tumultuado e barulhento. Minnelli usou esse recurso para orientar o olhar para o balé esfuziante e colorido do sonho de Mulligan.
Curiosidades: por problemas de orçamento, foram feitas somente duas tomadas em Paris, e Gene Kelly não está em nenhuma delas. O filme levou seis estatuetas da academia, incluindo melhor filme e melhor roteiro.
Não tenho dúvidas de que esse filme está nos meus top 10 musicais. É belo, agradável, poético, encantador e se tornou um marco entre os musicais da Metro.
"Sinfonia em Paris" é, sem dúvida, um dos melhores musicais de todos os tempos. Realizado pelo cineasta Vincent Minnelli.
ResponderExcluirAliás, eu amo Minnelli.
Você está me seguindo no meu antigo blog "Aconteceu Naquele Noite", so que fui hackeada e perdi minha conta, estou recomençando praticamente do zero, se você tiver um tepinho passe no meu blog novo.
bjo