quinta-feira, 30 de julho de 2009

Oh, Gigi


Comprei esse filme há uns 5 anos ou mais, e foi quando o assisti pela primeira vez. Confesso que me decepcionei, afinal de contas o filme me deu sono, o que é dificil de acontecer. Achei o roteiro fraco, a Leslie Carrol feinha e as músicas chatinhas. Semana passada, resolvi rever o filme pela primeira vez e, para minha surpresa, gostei e muito do filme. Definitivamente, na primeira vez que o assisti, eu não estava em um bom dia, afinal de contas, não tem como não gostar de um dos bons e velhos musicais da Metro. Aliás, o filme ganhou 9 estatuetas, incluindo melhor filme e melhor diretor.
A história acontece na Belle Époque, no começo do século passado. Gigi é uma jovem treinada pela sua avó e tia para ser uma grande dama. Mas ela não é nada mais do que uma meninota levada, brincalhona e cheia de vida que acha as lições de etiqueta uma grande chatice.
Bora falar mais do filme.

  • Roteiro: como em todos os musicais, nada mais é do que um romance bobinho. Mas ta bem amarradinho. As músicas entram sutilmente no roteiro, em alguns casos são quase "faladas" e a falta de cenas coreografadas é compensada por uma fotografia maravilhosa. Me encantou muito.Pensando sobre o roteiro, esse filme seria meio "pedófilo", e hj não seria nem indicado ao Oscar pq seria politicamente incorreto..... interessante.
  • Leslie Caron: interessante como atrizes já "velhas" interpretavam papéis de adolescentes sem nenhum problema. Leslie já tinha 23 anos, e fazia o papel de uma adolescente ainda no colégio! Hj é estranho, na época era comum e definitivamente não estraga o encanto do filme.
  • Maurice Chevalier: cativante, encantador e com uma voz deliciosa!
  • Músicas: Contagiantes! Não sei como não gostei da primeira vez que vi. A música "Gigi" ganhou o Oscar e é demais!
Como em outros filmes da época, a história acontece em Paris mas é todo em inglês. No entanto, é muito mais plausível do que a novela que acontece na India com todo mundo falando em português (pior que eu ODEIO novela, e todas as minhas amigas noveleiras de plantão ficam bravas com esse meu comentário). Confesso que isso de certa forma me incomoda, mas é só entrar no clima e se deixar envolver por Paris.

Curiosidade: a primeira opção para interpretar Gigi foi a Audrey Hepburn, que não aceitou o convite por estar rodando na época Cinderela em Paris (1957). Nada contra a Leslie, mas provavelmente eu teria me apaixonado com o filme tendo Audrey como Gigi....

Sinceramente, não sei dizer se o filme está em alguma das minhas listas. Gostei, me diverti, vou assistir mais algumas vezes...... mas não me encantei o suficiente. Com certeza, existem filmes melhores p/ entrar nas listas. Em todas as categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda?