quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Gladiador

No fim de semana, venci meu preconceito contra "blockbusters" e assisti a um filme que me surpreendeu muito: GLADIADOR
Assisti por insistência alheia e por ter colocado como meta "superar meus preconceitos cinematográficos". E não me arrependi: o filme é envolvente, tem um ótimo roteiro, ótimos atores, é bem dirigido, tem uma fotografia bélissima e uma direção de arte.....
Tudo acontece no Império Romano. Aos fins de seu reinado, Marcus Aurelius decide passar o poder a um general, e não ao seu filho, Commodus. O filho se sente injustiçado, mata o pai e manda matar o general e sua família. A família morre, mas o general consegue fugir, é vendido como escravo e vira um Gladiador. O filme mostra um lado bem feio do Império Romano, com incesto e requintes de crueldade.

Na minha opinião, o filme é essencial porque:

  • Envolvente, daqueles que você fica com vontade de entrar na TV p/ estrangular o vilão
  • Direção de arte, que repoduz de uma maneira muito bacana o Império Romano, o Coliseu
  • Históra, é muito legal ver muita coisa que a gente aprendeu no colégio retratada ali, como se estivesse acontecendo agora. O Coliseu, as batalhas dos Gladiadores, o pão e circo..... hoje a gente pode ver tudo isso nos documentários do Discovery e do History, mas na minha época...... a gente só conseguia imaginar como era. E foi muito legal ver o pão distribuido no Coliseu, as batalhas na arena com tigres e o público decidindo se o Gladiador deve ou não morrer.
  • Fotografia, na minha opinião, o enquadramento das primeiras cenas é encanatador
Sem dúvida, esse filme estará em ao menos uma das minhas listas..... quais? Top 10 Épicos? Top 10 filmes "modernos"? Top 10 Dramas? Preciso pensar sobre isso.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concorda?