terça-feira, 19 de julho de 2011

Back to the Future II

Ando com vontade de escrever. Aliás, ando com vontade de fazer muita coisa que há tempos não tenho tempo de fazer, entre elas assistir filmes.

Mas tenho tido muita insônia nas noites de domingo, e essa semana resolvi tentar combater esse mal vendo um filminho pra relaxar. Aí já começa meu problema: com tanto DVD em casa, qual assistir? Meio aleatoriamente, escolhi De Volta Pro Futuro II.




 Pra qualquer pessoa na faixa entre 28 e 30 e poucos anos lembra desse filme. Na minha opinião, é o melhor da Trilogia. Me lembro de, ainda criança, pirar vendo as cenas do futuro. Sempre ficava pensando: será que vai ser assim? Tem muita fantasia, muita coisa real, muita coisa atrasada
Resumo da Ópera: aqui McFly vai com Dr Brown até 2015 (pra contextualizar, no filme é 1985) pra evitar um desastre com seu filho. No fim, ao voltarem para 1985, acabam tendo que voltar de novo até 1955 para colocar 1985 em ordem de novo. Na boa? O que será que o Zemeckis fumou pra criar um roteiro desses? Fantástico!

Falando dos ótimos motivos pra falar do Filme.


  • Roteiro: Como falei, o Zemeckis mandou muito bem. É um filme fenomenal, com história bem amarrada, muito bem contada. Nada entediante, com romance, aventura, friozinho na barriga e risadas. A visão de futuro é ótima, e algumas cenas são memoráveis, como o Holograma do Tubarão na fachada do cinema anunciando o 19º filme da série. Ainda sobre o roteiro, li que o Zemeckis escreveu o roteiro durante as gravações do De Volta Pro Futura III (que na verdade seria o II). Aliás, é o único filme que traz no final uma sequência do próximo filme.

  • 2015: uma das coisas que mais encantaram na época era a visão de 2015. Hoje, parece tudo muito exagerado, mas na época muita gente se questionava se seria assim. Se passarmos por 2012, certamente não veremos muita coisa que tem ali, como a Pizza Hut reidratavel. 


Aparelhos de fax por toda a casa? nem pensar. Mas video-chamada na televisão sim, a gente já faz. Assim como joga "sem usar as mãos" no kinect. E o skate? O skate do Tony Hawk pro Playstation é bem parecido....



  • Almanaque de Esportes: quer plano mais mirabolante do que esse? Pegar um livro com resultados de "loterias", voltar ao passado, entregar pra você mesmo e depois voltar pro futuro pra colher a grana? E o impacto disso? Meio teoria do caos......


Eu vivo falando que um bom filme não tem um monte de efeitos especiais, é simplesmente uma boa história bem contada. Aqui, tem um monte de efeitos especiais e é muito bom: porque não deixa de ser uma boa história muito bem contada. Mexeu muito com a imaginação de muita gente lá na década de 80 e faz muita gente hoje ter dejavu. Ta na lista "Sessão da Tarde" fácil!