sábado, 23 de junho de 2012

Jaws

Há umas duas semanas resolvi rever esse filme. Um clássico da sessão da tarde que deixa a gente com medo de ir pro mar. Pode até ser que o filme não me cause mais tantos sustos como outrora, mas ainda segura a atenção e assusta.
O filme, dirigido pelo então iniciante Steven Spielberg, foi a maior bilheteria da época, e a trilha sonora de John Willians é reconhecida de longe. Vale lembrar que o filme foi lançado em 1975, o que deixa a qualidade dos efeitos especiais ainda mais louvável.

O filme conta com um elenco fenomenal: Roy Scheider, Richard Dreyfuss e Robert Shaw como Quint (na minha opinião, o melhor)

A cidade de Amity recebe a visita de um grande tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. O xerife local pede ajuda a um ictiologista e de um veterano e rude pescador para caçar o animal.


Por que assistir um suspense tão antigo? Vamos lá:




Roteiro: é uma boa história, bem contada. O foco é no suspense mesmo, no próximo ataque, na praia lotada em pleno feriado, na caçada ao bicho. Não tem romance nem draminha paralelo. O final é clichê? Pode ser, mas a história é tão bem contada e envolvente que isso não estraga. Além disso, os diálogos sem ótimos, com algumas falas improvisadas ótimas como "precisamos de um barco maior"



Trilha Sonora: na minha humilde opinião, uma das melhores do cinema. Certamente, a música do John Willians, perfeitamente encaixada no filme, é responsável por grande parte do sucesso do mesmo.




Tubarão: sério, 30 anos depois e o tubarão mecânico ainda convence! Se possível, assista a edição especial, com um documentário que fala um pouco mais sobre o tubarão mecânico. Inclusive como toda a equipe apanhou para fazê-ló funcionar....

Acho que o filme foi "descredibilizado" por causa das inúmeras seqüências feitas. Até o filme De Volta Para o Futuro faz uma referência a ele. Mas, assistindo o filme livre de pré-conceitos você vai gostar.